Profissionais de saúde discutem as DST na gestação

Médicos, enfermeiros e técnicos da Rede Básica de Saúde do Hospital Calixto Midlej e da Maternidade Ester Gomes (da Mãe Pobre) que lidam com pacientes portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos sobre tais doenças e o tratamento.

Eles participaram entre os dias 27 e 28 últimos, de um Curso deAtualização denominado “Transmissão Vertical em HIV e SífilisCongênitarealizado no auditório do Palace Hotel, numa promoçãoda Coordenação  Municipal DST/HIV/Aids e do Centro de referênciaDr. Julio Brito, em Itabuna.
Uma das primeiras palestras na abertura ministrada pelo urologistaJúlio Britoversou sobre a Sífilis adquirida no casalseguida dotema Sífilis Congênitaministrada pela pediatra Eliane .
No segundo dia de encontrodepois da exibição de um vídeo  mostrando a importância da camisinha,  a coordenadora do Centro de Referencia, Maria Vitória Gonçalves,  falousobre  o HIV e a Sífilis na GestanteEla contou que as ocorrências estão controladas no setor urbano do município,mas o índice entre as gestantes na zona rural de Itabuna e de outros municípios da região ainda é grande.
Vitória credita o problema à falta de pré-natalque a maioria das mulheres deixa de realizar“Infelizmente adoença é descoberta tardiamenteporémquando diagnosticada logo nos primeiros três meses de gestação, as chances de cura ou tratamento chegam a 95%’, explicou a diretora.
Entretanto, ela disse que o tanto o HIV e a Sífiles podem ser tratados durante a gestação, daí a importância dos exames pré-natais. A última palestra foi realizada pelo infectologista Antônio Lisboa que falou sobre o tratamento do HIV e Sífiles na gestação. O público participou com perguntas, a partir das quais muitas dúvidas foram esclarecidas. Durante o encontro foram realizados debates e dinâmica de aconselhamento.

http://www.itabuna.ba.gov.br/portal/noticia/490/profissionais-de-sade-discutem-as-dst-na-gestao-

Nenhum comentário:

Postar um comentário