Diarreia é mais frequente no verão; saiba como evitar

Fonte: Ribeirão Preto Online

Especialistas recomendam ingestão de líquidos e cuidados com alimentos fora da geladeira no verão. A época é propícia ao surgimento de várias doenças, principalmente a diarreia.

As principais características da diarreia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas. Uma das piores complicações da diarreia é a desidratação.

Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano, reduzem os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.

Segundo a enfermeira Heloísa Ferreira, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, a diarreia pode estar relacionada a um vírus ou bactéria. Por isso, ela diz que para evitar a contaminação é necessário ficar alerta em alguns aspectos, principalmente alimentares.

Cuidados na hora de consumir os alimentos

É sempre bom optar por alimentos frescos e as frutas e verduras devem ser bem lavadas. A carne deve ser bem cozida, principalmente a de porco. Segundo Heloísa Ferreira, temos de dar preferência aos alimentos preparados na hora e que eles fiquem fora da geladeira por, no máximo, quatro horas.

Os alimentos mantidos na geladeira também não devem ficar por lá muito tempo. Segundo a enfermeira, o prazo máximo é de dois dias.

Em caso de já estar com diarreia é preciso sempre manter a hidratação do organismo tomando muita água. Heloísa diz que o soro caseiro também é uma alternativa. Mas, se depois de 24 horas o sintoma persistir, é necessário procurar orientação médica.

Como fazer o soro caseiro

- A água utilizada deve ser filtrada ou fervida e fria. Em um litro dessa água, misture: uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. Mexa bem até que o sal e o açúcar dissolvam.

- Dê pequenas colheradas desse soro ao doente, com calma para não provocar mais vômitos.

- Para não haver perigo de errar a dose, o ideal é ter a colher-medida distribuída gratuitamente nos postos, já que um erro pode causar até convulsão em uma criança desidratada. Com a colher-medida, preprare um copo de água fervida ou filtrada, usando a parte maior da colher de açúcar e a parte menor de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário