Infecção Urinária – Tratamento, Causas e Sintomas

21/1/2012
A infecção urinária é o nome dado às doenças inflamatórias e/ou infecciosas no trato urinário. Quando a presença de microorganismos ocorre nos rins se chama pielonefrite, na bexiga se denomina cistite, na próstata é prostatite e quando se dá na uretra é chamada uretrite. A causa da maioria das infecções urinárias são as bactérias, no entanto também podem ser causadas por fungos, vírus e microorganismos diversos. O microorganismo penetra no trato urinário através da uretra. Dificilmente a penetração ocorre por via sanguínea, mas em casos raros acontece quando o paciente está com infecção generalizada, denominada septicemia ou quando a pessoa possui baixa imunidade como ocorre com aidéticos e transplantados.
Infecçao urinaria
Infecçao urinaria
As infecções de urina, especialmente as cistites que são mais comuns, costumam contaminar mais mulheres do que homens. As cistites que ocorrem com mais freqüência são causadas por germes do trato intestinal que atingem a vagina, possibilitando sua entrada pela uretra até a bexiga. Se a pessoa tiver baixa imunidade, a bactéria chega até os rins. As mulheres que tem vida sexual ativa possuem maior risco de contaminação, assim como o uso de absorventes internos, diafragma e espermicidas. A uretra das mulheres são mais curtas enquanto a dos homens são mais longas, o que torna mais difícil a contaminação dos homens. Além disso, a uretra não está em contato com a região Peri-anal.
Alguns fatores facilitam a contaminação do trato urinário como: corpos estranhos (sondas, cálculos renais e introdução de objetos na uretra), doenças neurológicas (traumatismo da coluna e bexiga neurogênica de diabetes), infecções ginecológicas e doenças sexualmente transmissíveis. Os sintomas da infecção urinária são aumento da freqüência de micções, dor na bexiga, ardência e dificuldade para urinar. Além disso, as micções são de pequeno volume e a urina se torna opaca, possui mau cheiro e raias de sangue. O paciente sente desconforto e dores lombares. Em caso de infecção do rim o paciente apresenta febres e calafrios.
Para prevenir as infecções de urina, beba bastante água, urine com freqüência (por volta de 3 em 3 horas), faça sexo seguro para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e beba água após as relações sexuais. O tratamento das infecções urinárias deve ser feito com o acompanhamento médico com antibióticos certos para cada microorganismo infectante.

http://www.noticiaki.com/infeccao-urinaria-tratamento-causas-e-sintomas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário