INTOXICAÇÃO ALIMENTAR: Morte em SP por causa de maionese estragada reacende alerta de saúde

18/01/2012
LOC/REPÓRTER: Um caso de morte em decorrência de intoxicação alimentar registrado recentemente no município de Batatais, no interior de São Paulo, reacendeu o alerta para quem costuma comer fora de casa. Na cidade, um comerciante morreu e outras cinqüenta pessoas passaram mal após comerem em um restaurante uma maionese supostamente estragada. Diante do ocorrido, o Ministério da Saúde alerta que alguns alimentos estragam e se contaminam por bactérias mais rapidamente, como maionese, carnes, alguns vegetais e frutos do mar. O coordenador-geral de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, José Ricardo Marins, recomenda observar alguns detalhes na hora de escolher os alimentos fora de casa.
TEC/SONORA: coordenador geral de doenças transmissíveis da secretaria de vigilância e saúde do Ministério da Saúde, José Ricardo Marins
"Uma recomendação sempre boa, especialmente no verão, é evitar de comer em locais onde você não conheça a procedência e a manipulação dos alimentos. Segundo, comer sempre alimentos cozidos. Alimentos refrigerados, deve-se certificar muito bem se de fato houve o adequado cuidado com esse alimento. Sempre garantir que as pessoas que manipularam alimentos tiveram todos os cuidados de higiene para a manipulação e para a produção do alimento."
LOC/REPÓRTER: O coordenador-geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, José Ricardo Marins, explica que existem dois tipos de infecções causadas por alimentos e conta quais os sintomas de cada um.
TEC/SONORA: coordenador geral de doenças transmissíveis da secretaria de vigilância e saúde do Ministério da Saúde, José Ricardo Marins
"Existe a toxinfecção alimentar, que é um quadro clínico decorrente da liberação de toxinas produzidas por algumas bactérias. Esses quadros são tipicamente associados à náuseas e vômitos intensos e, depois, diarréia. Pode ou não haver febre. Os dois casos podem levar à morte".
LOC/REPÓRTER: Na presença de alguns dos sintomas, como náusea, diarréia e febre a recomendação é procurar imediatamente um posto de saúde.
Reportagem, Amanda Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário