Doenças sexualmente transmissíveis

19/1/2012
Eu me amo, tu me amas, nós nos amamos por isso nos cuidamos.


Estar com a saúde em dia é primordial para todos, sem distinção de sexo raça ou cor. Tanto os homens quanto as mulheres devem se cuidar, principalmente quando se envolverem sexualmente com parceiros, o ditado de que quem ama cuida é valido. 

Passam-se tempos, anos, meses e dias, e uma das maiores preocupações para os profissionais da área de saúde é o crescimento do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis. Número esse que vem crescendo entre a população. Ficamos a nos perguntar: o que está acontecendo com as pessoas? Por que elas não procuram se informar?   Informações essas que se passadas de modo entendível a todos é a chance que temos para diminuir o número de casos dessas doenças que são muito graves, tanto para o homem quanto para a mulher.

Ao iniciar a vida sexual, tanto o garoto quanto a garota, deve procurar orientação de um profissional da saúde para que o mesmo oriente sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e como ele deve proceder para evitar o contágio com as DSTs. Não é motivo para vergonha procurar orientação sexual, muito pelo contrário, é o melhor método para se prevenir, não só do risco de pegar doenças como também para evitar gravidez.

São várias as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas destacam-se a Sífilis, HPV, AIDS, Gonorreia, Herpes, Cancro, e hoje, uma das preocupações é o contágio da Hepatite B pelo contato sexual. É bom lembrar que algumas dessas doenças podem ser muito perigosas para mulheres gestantes, porque algumas delas podem ultrapassar a parede placentária e atingir o feto, causando sérios problemas na formação deles ou mesmo problemas, que em muitos casos, dependendo da patologia, pode levar à morte fetal ou após o nascimento.

Em todas as relações sexuais deve-se fazer o uso do preservativo, masculino ou feminino, a camisinha evita gravidez como também evita o contagio de algumas DSTs. Mais a maneira mais segura de evitar as doenças sexualmente transmissíveis é evitando a promiscuidade, pois o sexo seguro é aquele que se pratica com um único parceiro. Devemos também cuidar da nossa higiene intima tanto homens quanto mulheres devem se preocupar com o quesito higiene.

Algumas dessas patologias têm tratamento se o indivíduo procurar ajuda o mais rápido possível. Mas patologias como AIDS, existem apenas o tratamento para o indivíduo combater o ataque do vírus no organismo, mas não tem a cura definida ainda. O HPV pode causar câncer do colo do útero se detectado tardio, no entanto, se detectado precocemente tem cura. Doenças causadas por bactérias, no geral, o tratamento apresenta-se bastante satisfatório. Já as patologias causadas por vírus têm o tratamento para evitar os danos que são causados ao organismo, visando que elas, na maioria das vezes, são recidivas como no caso de herpes. A sífilis é muito perigosa para todas as mulheres em geral, priorizando cuidados criteriosos para as gestantes.

“Quem ama sente o toque, mesmo que a pessoa esteja por baixo de várias vestes. Então, o que é um preservativo diante da enorme sensação que o amor pode causar?”

Ana Alice Silva de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário