Manter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, beber moderadamente, não fumar e até mesmo usar camisinha, faz com que o organismo consiga se proteger de lesões e evitam a mutação das células

Câncer de Pele



16/1/2012
Os tumores de pele representam cerca de 60% de todos os tipos de cânceres e é tão incidente em homens quanto em mulheres, independente da cor da pele. O número elevado decorre do fator de que esta doença é causada em sua maioria por descuido do próprio indivíduo, que se expõe ao sol em demasia sem os devidos cuidados e por possuir hábitos nocivos em relação à saúde como um todo.
pele clara
A exposição excessiva ao sol – e também ao bronzeamento artificial – causando na pele queimaduras contínuas, resulta em uma pele fraca e com feridas, que pode evoluir e gerar um câncer. Há também as feridas crônicas, que não chegam a cicatrizar ou que reabrem facilmente e se não tratadas da forma correta, podem evoluir ao estágio de um tumor maligno.
Maus hábitos, como beber e fumar em excesso, também são nocivos, pois baixam a capacidade imunológica do corpo e com isso facilita as mutações da pele que não é bem tratada. Além disso, algumas pessoas possuem predisposição genética para o câncer, que pode ser um grande agente facilitador, mas que é a causa com a menor incidência.
Como a maioria dos casos advém de fatores corriqueiros, a prevenção é simples, porém contínua. Ela pode ser feita de maneira barata e rápida, pois consiste na proteção diária da pele com protetor solar, preferencialmente com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.
Manter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, beber moderadamente, não fumar e até mesmo usar camisinha, faz com que o organismo consiga se proteger de lesões e evitam a mutação das células. Como forma de prevenção, é ideal que se vá ao dermatologista pelo menos duas vezes ao ano, para que a saúde da pele seja acompanhada por especialistas.
É importante estar sempre atento e observar os sinais do corpo, assim você poderá evitar qualquer surpresa indesejável ou tratá-la no tempo adequado. Caso encontre alguma ferida que não cicatriza ou alguma mancha estranha, confira a coloração, se as bordas são muito irregulares e se ela tem mais de seis milímetros ou se está crescendo. Se alguma dessas características estiver presente, procure um dermatologista imediatamente.

http://blog.idc.med.br/sem-categoria/cancer-de-pele/

Nenhum comentário:

Postar um comentário