Médicos do PI protestam contra o SUS atendendo população em praça

Mais de 500 pacientes foram atendidos por profissionais de 10 especialidades

14/1/2012
Médicos de Teresina promoveram um manifesto diferente na manhã deste sábado (14). Ocorreu na praça João Luis Ferreira, centro da capital, um movimento social de atendimento e esclarecimentos no setor da saúde como forma de protesto contra o SUS.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Este é um movimento em defesa do SUS e em defesa da saúde pública do Piauí. 90% da população do Estado depende do Sistema Único de Saúde”, informa a presidente do Sindicato dos Médicos (Simepi), Lúcia Santos.

Eram esperadas cerca de 500 pessoas para o dia. Entretanto, até às 11h a espectativa já havia sido superada. Somente na área de Cardiologia foram realizados mais de 100 atendimentos à pessoas que transitavam pela praça.


“Viemos nos manifestar mostrando aquilo que fazemos de melhor que é atender e tratar a população do Estado. Esperamos assim chamar a atenção da administração pública a fim de revigorar o sistema único de saúde”, disse a presidente do Simepi. 

Doutora Lúcia Santos.

Foram realizados atendimentos e orientações em 10 especialidades médicas como ginecologia, pediatria e endocrinologia. No movimento, será produzido um abaixo assinado que será entregue ao governador, ao prefeito de Teresina e ao MPE.

“Um SUS de qualidade é tudo que os diabéticos querem. Iniciamos uma luta pelo acesso à medicação e estamos sempre vigilantes principalmente em relação a demora no atendimento pois o diabético necessita de multidisciplinaridade no seu atendimento, o que dificulta a situação”, avalia a membro da Associação dos Diabéticos do Piauí, Geane Melo.


Durante o evento foram distribuídos anticoncepcionais, materiais educativos com informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e calendário de vacinação da mulher. O serviço de pediátrico promoveu teatro de bonecos e participação de palhaços.


Movimento médico 
Entre as reivindicações estão: melhoria das estruturas dos hospitais; facilidade ao acesso a consultas e exames; fornecimento com regularidade e gratuidade de medicamentos; melhores condições de trabalho e remuneração aos profissionais de saúde; aumento no número de leitos nos hospitais; aplicação adequada de recursos destinados ao SUS; contratação de mais profissionais para a saúde; melhoria e modernização dos equipamentos e implantação de gestão de qualidade. 


Flash de Daniel Cunha (Especial o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário