Saúde capacita profissionais para diagnóstico rápido do HIV e Sífilis

16/1/2012

Através de uma parceria do município e Estado, será realizado entre os dias 15 e 16 deste mês a capacitação de profissionais da área da saúde de Dourados e de sete municípios da região, para realização do Teste Rápido DPP para diagnóstico do vírus HIV e da Sífilis.

A capacitação faz parte das ações programadas que visam cumprir as metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas), tendo como finalidade atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das DST/HIV/Aids e HepatitesVirais.
O objetivo de capacitar os profissionais para realizar o procedimento em teste rápido HIV/Sífilis, visa desenvolver um trabalho junto à população e promover o aumento do acesso ao diagnóstico destas doenças.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Berenice de Oliveira Machado Souza as ações vão se desenvolver através de aulas teóricas e práticas evidenciadas por data-show e ministradas por profissionais do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais e do Programa Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais. “Aos participantes disponibilizaremos uma pasta contendo materiais referentes à capacitação. Ao término, os participantes receberão uma ficha para avaliação do evento”, explicou.
Nesta primeira etapa a capacitação se estende aos profissionais de saúde dos municípios de Glória de Dourados, Vicentina, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Caarapó e Deodápolis. Em Dourados, o curso será para os profissionais do Hospital da Missão Caiuás e do Hospital Universitário, além de mais dez profissionais da rede.
De acordo com Berenice, espera-se com essa capacitação, treinar a equipe para que possa ser implantada essa metodologia em seus municípios, maternidades e na rede básica em Dourados, o que facilitará o diagnóstico a população.
As inscrições estão sendo feitas no Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, localizado na Rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru (entre a Avenida Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves). Outras informações pelo telefone (67) 3423.9150.

http://www.agorams.com.br/jornal/2012/01/saude-capacita-profissionais-para-diagnostico-rapido-do-hiv-e-sifilis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário