Sete Lagoas: Prefeitura capacita para prevenção e diagnóstico precoce das DST e Aids

14/1/2012
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou 200 agentes comunitários de saúde (ACS) e enfermeiros das 32 Estratégias de Saúde da Família sobre a prevenção e diagnóstico precoce das DST/HIV/Aids. De dezembro de 2009 a abril deste ano, dez módulos foram trabalhados. A entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu na terça-feira (1), no Colégio Dom Silvério.
Dividida em turmas de 40 profissionais, a capacitação aconteceu em dois momentos presenciais e um trabalho programado junto à comunidade, com o objetivo de conhecer melhor o processo de transmissão, principais sinais e sintomas, o diagnóstico, aconselhamento e tratamento das DST/HIV/Aids e da infecção pelo HIV/Aids. “Nossa meta é reduzir a transmissão do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em nosso município”, afirmou a coordenadora do Centro Viva Vida e do Programa Municipal DST/Aids, Júnia França, sobre a formação para melhorar, cada vez mais, a atenção ao paciente.
Para a agente comunitária de saúde, Evelin Almeida, as capacitações são importantes para agregar mais conhecimento sobre prevenção. “Sempre temos algo para aprender. A Prefeitura tem ampliado, a cada ano, as inovações dos serviços para a população e as pessoas devem saber utilizá-los melhor”, destaca Evelin.
TRABALHO EM EQUIPE 
Na entrega dos certificados, o secretário de Saúde, Jorge Corrêa, reforçou a necessidade da visão do trabalho em equipe para atender bem a população, uma preocupação do prefeito Mário Márcio Maroca. “O primeiro atendimento na rede da saúde é realizado na atenção primária, o que torna o agente comunitário uma peça fundamental para que o atendimento seja o melhor possível”, ressaltou Jorge.
O secretário acrescentou que os ACS são os multiplicadores das informações de saúde às famílias, sendo os primeiros canais que as pessoas reportam as dores e dificuldades, além de serem o canal mais apropriado para conscientizar a população sobre ações preventivas e hábitos saudáveis de via. “Uma equipe capacitada faz a diferença em uma saúde comprometida com a qualidade e resultados”, finalizou Jorge Corrêa.
O Programa Municipal DST/Aids funciona no Centro Viva Vida de Sete Lagoas, na rua da Chácara, 45, bairro Progresso. Telefone: 3697-2450.
http://suacidade.org/sete-lagoas/prefeitura-capacita-para-prevencao-e-diagnostico-precoce-das-dst-e-aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário