Novo sistema permite entregar quimioterapia diretamente a tumores da próstata

Técnica permite aos cientistas selecionar moléculas ligantes que podem atacar especificamente as células cancerosas da próstata



Pesquisadores do Brigham and Womens Hospital, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de entregar uma grande quantidade de drogas terapêuticas diretamente a células do câncer de próstata.
O processo envolvido é semelhante ao da montagem de um carro com as melhores características, adicionando um passageiro (neste caso, o medicamento contra o câncer), e enviando-o para seu destino (neste caso a célula cancerosa).
Para a concepção do "veículo", os pesquisadores, trabalhando em conjunto com cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), usaram uma estratégia de seleção que lhes permitiu essencialmente selecionar moléculas ligantes que podem atacar especificamente as células cancerosas da próstata. Os pesquisadores então anexaram nanopartículas contendo quimioterapia, docetaxel neste caso, a estes ligantes selecionados.
Para compreender a estratégia de seleção criada pelo pesquisador Omid Farokhzad, é preciso entender o comportamento do ligante. Enquanto a maioria dos ligantes tem a capacidade de se unir às células, a nova estratégia permitiu aos pesquisadores selecionar ligantes específicos que não só foram capazes de se ligar a células do câncer de próstata, mas também possuíam outras duas características importantes: eles eram espertos o suficiente para distinguir entre células cancerosas e não-cancerosas e foram projetados para serem engolidos pelas células cancerosas.
"A maioria dos ligantes são engolidos pelas células, mas não de forma eficiente. Projetamos uma que é destinada a ser englobada da forma mais eficaz para permitir uma maior entrada de droga na célula doente para destruí-la", observa Farokhzad.
Outro aspecto importante deste projeto de entrega de drogas é que estes componentes ligantes das nanopartículas são capazes de interagir com vários marcadores de câncer (antígenos) na superfície da célula. Ao contrário de outros sistemas de distribuição de drogas, o que o torna versátil e mais amplamente aplicável.
De acordo com a principal autor do estudo, Zeyu Xiao, estratégias atuais para o direcionamento de nanopartículas a células cancerosas depende da combinação de nanopartículas com ligantes que podem atacar marcadores conhecidos de câncer. Tais estratégias podem ser difíceis de executar já que a maioria das células cancerosas não tem marcadores nas superfície para se distinguirem de células normais.
"Neste estudo, desenvolvemos uma estratégia única que permite que as nanopartículas especificamente sejam englobadas por qualquer tipo de células de câncer, mesmo que seus marcadores de câncer sejam desconhecidos. Nossa estratégia simplifica o processo de desenvolvimento de nanopartículas e amplia suas aplicações na terapia do câncer", conclui Xiao.


http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/24271/ciencia-e-tecnologia/novo-sistema-permite-entregar-quimioterapia-diretamente-a-tumores-da-prostata

Nenhum comentário:

Postar um comentário