Saúde alerta para doenças do verão

13/1/2012
Com a chegada da estação mais quente do ano, a Secretaria de Saúde de Cianorte faz um alerta devido o surgimento de algumas doenças típicas do verão, marcado por calor e umidade. Esses fatores favorecem a proliferação de bactérias e fungos, e a ifnestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Vera Fusisawa, ressalta que nesse período o mosquito encontra condições ideais para se reproduzir. Por isso, as ações de prevenção e combate devem ser redobradas.
“Nesse período de férias, muitos aproveitam para viajar. A recomendação é de que façam uma vistoria em casa, antes da saída, deixando a tampa do vaso sanitário fechada e retirando no quintal qualquer objeto que possa acumular água”, disse.
Fusisawa recomenda aos moradores tomar cuidado com as calhas das residências. “É fundamental que a higienização também seja feita nesse local, que pode entupir com folhas e consequentemente deixar água parada, tornado um criadouro do mosquito”, orientou.
VACINA
A enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia, Daniela Cerino, também faz algumas recomendações, especialmente para as pessoas que pretendem viajar em regiões de matas. “A febre amarela é uma doença comum nesse período, mas que pode ser prevenida com a vacinação. O recomendado é tomar a dose 10 dias antes de viajar”, orienta.
O medicamento pode ser encontrado gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cianorte. Cerino ainda ressalta o surgimento de outros problemas comuns nessa estação, como desidratação, micoses e intoxicação alimentar. Em todos os casos, a prevenção é o melhor remédio e qualquer descuido pode estragar o passeio. 
Sol sem exagero
O Ministério da Saúde alerta para casos de insolação provocados pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Os principais sintomas são desidratação e queimaduras na pele, além de dor de cabeça, tontura e febre. Casos mais graves podem provocar inconsciência. De acordo com o ministério, se proteger utilizando apenas o guarda-sol durante grande parte do tempo não é solução – mesmo sem estar diretamente exposta, a pessoa pode pegar insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo.
Pessoas com sintomas de insolação devem ser levadas imediatamente para um local bem arejado e com sombra e receber hidratação por via oral para repor os líquidos perdidos. Em casos de queimadura solar, compressas frias de chá de camomila ou de soro fisiológico ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele.
Outra orientação é usar loções corporais refrescante e evitar e ingestão de bebidas alcoólicas, já que elas fazem com que o corpo perca ainda mais líquido. É recomendado também usar roupas leves e claras, de algodão, e manter uma alimentação com base em frutas e verduras.
http://www.tribunadecianorte.com.br/cidades/saude-alerta-para-doencas-do-verao-19705/

Nenhum comentário:

Postar um comentário